sexta-feira, 29 de julho de 2016

Robert E. McGinnis e o segredo da capa nova

Desde há muito tempo que adoro as capas do Robert McGinnis. Lembro-me da primeira capa (era a capa do livro James Bond - Os diamantes são eternos, de Ian Fleming. Tinha nove anos e lembro-me de terem metido o poster do filme na capa do livro e fiquei confuso porque o enredo dos dois é completamente diferente). Julgava que ele já estivesse reformado há muito tempo.

Há cerca de um ano, a Jennifer Brehl e eu estávamos a conversar. Ela é a minha editora na William Morrow e é uma das melhores pessoas, das mais sensíveis e inteligentes, que conheci na minha vida. Tenho muita sorte em tê-la comigo. Então estávamos a falar de livros de capa mole e como hoje em dia as editoras não os tratam melhor. Disse-lhe que as capas dessas edições costumavam ser lindas, pintadas e transmitiam uma mensagem. Disse-lhe também que tinha imensas saudades das capas dos anos 50, 60 e 70, daquelas que coleccionei e que fui recuperando ao longo do tempo.

De alguma maneira, a conversa levou-me a perguntar se a Harper Collins estaria interessada em publicar alguns dos meus livros de capa mole com belas capas retro. A Jennifer disse que sim, que estariam.

Alguns dias mais tarde, estava na DreamHaven Books, em Minneapolis e reparei numa capa lindíssima de um livro antigo que estava exposto. "Quem é que fez aquilo?" perguntei ao Greg Ketter.

"O Robert McGinnis" respondeu. "Até somos capazes de ter um livro só com ilustrações de McGinis." Mostrou-me o The Art of Robert E. McGinnis e era lindo! Aqui fica a capa:




Fiquei surpreendido com o quão recente o livro era. Tinha sido publicado há uns meses. "Sim" comentou o Greg. "O Robert ainda pinta. Deve ter quase 90 anos."

(Fez 90 anos em Fevereiro de 2016).

Enviei uma mensagem à Jennifer a perguntar se havia alguma hipótese remota de o senhor McGinnis estar interessado em ilustrar as capas das novas edições a editar e ele disse que sim!

Eu estava radiante! O Robert tinha-se reformado e nem sequer tinha contacto de email. Só aceitou porque tinha colaborado com o director artístico da Morrow e estava intrigado com o projeto. O ROBERT MCGINNIS DISSE QUE SIM!

Enviou-nos a primeira ilustração para o American Gods. Estava perfeita. Agora é preciso que tudo para além da capa esteja perfeito.

O Todd Klein, um dos melhores letristas em banda desenhada juntou-se a nós para criar os logos dos livros, ajudar no design e na escolha do tipo de letra para transmitir a ideia que cada livro veio de uma determinada época.

Cada ilustração do McGinnis melhorava em relação à anterior. Os logos e modelos do Todd tornavam-se mais seguros e precisos. Tudo era maravilhoso.

E agora estamos a planear em anunciar estas capas de uma maneira mais planeada e organizada. Não vos vou dizer que livros estão a ser trabalhados nem vos vou mostrar as capas. Bem, só uma.

Só uma porque a nova série de American Gods, da Starz, a estrear em 2017, fez aumentar a procura por mais cópias do livro American Gods. Há pessoas que nunca leram e estão a começar para saberem o que se passa; há pessoas que já leram há muito tempo e deram os livros e querem arranjar novos.

As editoras esgotaram.

Então foram encomendar as novas edições que só deveriam sair daqui a uns meses (já agora, a edição é a Author's Prefered - Preferida pelo autor, caso estejam curiosos).

Então, esta edição com a nova capa irá ser lançada mais cedo do que esperávamos. Amanhã provavelmente estará na Amazon.

Queria que soubessem primeiro por mim. Agora não irão ver as outras capas que o Robert criou tão cedo (posso dizer que cada uma parece ter saído de uma época diferente). E esta é apenas a primeira.

Na minha opinião, e na do Todd, esta capa parece ter saído dos anos 70, mais precisamente 1971,,,

Estão prontos?












Okay...









Aqui vai....










Mal podem esperar para ver as outras.

1 comentário:

  1. Essas cores lembram as capas dos livros publicados nos anos 80.Algo que eu encontraria em alguma livraria antiga...

    ResponderEliminar